O papel do e-mail corporativo nas empresas atuais

O Correio Eletrônico, ou e-mail, está completando 50 anos neste ano de 2021. No contexto atual de transformação digital, muitos fluxos de trabalho anteriormente realizados por e-mail migraram para portais, redes sociais e outros sistemas, e desde o surgimento destas novas ferramentas, algumas previsões apontam para o fim do e-mail como ferramenta de comunicação.

Até hoje estas previsões não se concretizaram, então por que o e-mail continua tão relevante para as empresas mesmo com todas as novas tecnologias?

É comum profissionais terem a impressão de que o e-mail é um grande inimigo da produtividade. Outra grande parcela do mercado não consegue trabalhar de outra forma que não seja ter seus fluxos organizados através da plataforma de e-mail. Esta característica varia de acordo com o perfil do profissional e da cultura de cada organização.

Se por um lado um e-mail pode burocratizar algumas atividades ou ações, a popularidade, simplicidade de uso e facilidade de pesquisa a dados antigos ajuda a manter o e-mail relevante hoje em dia.

Mesmo em empresas que possuem sistemas de colaboração e workflow em nuvem, um cenário muito comum de uso do e-mail é a formalização de decisões e comunicados. Dificilmente uma ata de reunião é enviada por outro canal que não seja o e-mail, pois esta ação comprova a comunicação e os acordos realizados nesta reunião, mesmo após meses ou anos do seu envio.

Notem que quanto mais responsabilidades o profissional tem na corporação, mais este profissional utiliza e-mails e menos utiliza outros sistemas. Quando um sistema como ERP ou WMS fica fora do ar, a maioria dos usuários impactados são os de nível operacional.  Por outro lado, uma indisponibilidade de alguns minutos no sistema de e-mail afeta principalmente os gestores e executivos da empresa. Por isso, podemos afirmar que o serviço de e-mail corporativo é uma tecnologia de missão crítica para qualquer empresa.

Agora pense, qual destes perfis de profissionais custa mais caro para a empresa? E quanto sua empresa gasta por mês em ERP em comparação à solução de e-mail corporativo?

Por conta da crença de que o e-mail é um serviço fadado ao desaparecimento, muitos dos principais provedores nacionais deixaram de investir neste serviço. O resultado disso são produtos de baixo custo, mas pouco confiáveis para uso empresarial.

Por outro lado, as ‘Big Techs’ mundiais trazem soluções de alta qualidade, mas a um preço que nem sempre está dentro do orçamento das empresas nacionais. Nestes produtos, o investimento se justifica numa implantação completa das soluções através de especialistas próprios ou contratação de consultoria especializada.

A Skymail acredita que o serviço de e-mail corporativo continuará sendo relevante para as empresas nos próximos anos, e por conta disso continua investindo fortemente em infraestrutura, desenvolvimento e serviços voltados à esta plataforma. Como consequência destas ações, posiciona a sua oferta entre os dois extremos, com um portfólio completo de soluções confiáveis e adequadas às empresas nacionais e com a melhor relação custo-benefício do mercado.

Além  da  plataforma  própria  de  e-mail e de soluções em Exchange hospedadas em infraestrutura Cloud de última geração, a Skymail pode implementar e gerenciar o Microsoft 365 em sua empresa.

 Confira algumas das recomendações para a contratação de serviços de e-mail corporativo:

  • Entenda a real necessidade e os objetivos da sua empresa. Melhorar a confiabilidade do e-mail corporativo ou reduzir custos sem perder a qualidade, por exemplo;
  • Procure referências de clientes, estes são os maiores termômetros da qualidade e um prestador de serviço;
  • Defina um orçamento aproximado de acordo com a melhoria desejada. Nem sempre a solução de menor preço é a mais barata no custo total;
  • Uma plataforma de e-mail corporativo deve possuir no mínimo as características abaixo:

o   Facilidade de uso

o   Confiabilidade

o   Capacidade adequada de armazenamento em nuvem

o   Redundância de armazenamento e backup nativo

o   Segurança e respeito à privacidade dos dados

o   Painel de controle para acesso às principais configurações

o   Filtro de anti-spam confiável

o   Possibilidade de retenção de dados para maior segurança jurídica

o  Equipe de suporte especializada e de fácil acionamento

 

Fale com um dos nossos especialistas. A Skymail tem a solução certa para você.

comercial@skymail.com.br

Tel. nacional: 4020-2469

Tel. SP: (11) 3777-8410

 

 

Um forte abraço e até a próxima!

Equipe Skymail

 

 

 

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